Designer Gráfico

LivinLive: Como ajudar pessoas a se manterem saudáveis no dia-a-dia

Mapeamos como as pessoas cuidam da saúde e propomos uma solução para as dificuldades que enfrentam.

Conforme o mundo se torna cada vez mais digital, os setores mais diversos buscam atualização constante, incluindo a área da saúde.

Devido à agitação da vida cotidiana, muitas pessoas acabam se esquecendo ou se afastando das consultas de rotina e algumas até mesmo abandonam completamente seus cuidados com a saúde. Isso pode levar a hábitos alimentares pouco saudáveis e falta de prática de exercícios físicos.

De acordo com uma pesquisa apresentada no G1, cerca de 60% das pessoas só procuram um médico quando estão doentes.

Visitas regulares ao médico são extremamente importantes para prevenir e reduzir o risco de problemas mais graves, como acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto.

Fonte: G1

Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que 47% da população mundial pratica menos exercícios físicos do que o recomendado por especialistas, o que é uma estatística preocupante.

Fonte: Terra

O desafio

Em uma reunião de briefing, um investidor expressou seu interesse em iniciar um projeto que ofereça aos clientes tudo o que precisam para levar uma vida saudável.

Isso inclui:

  • Exercícios físicos;
  • Dietas;
  • Cuidados com saúde mental; e
  • Acompanhamento médico.

O objetivo desse projeto é não apenas tratar as pessoas quando já estão doentes, mas também promover a prevenção ativa para evitar o surgimento de doenças.

Diante disso, o desafio é o seguinte:

Como ajudar as pessoas a manterem uma vida saudável no dia a dia?

Os objetivos do projeto

Com base no briefing, nosso time tem os seguintes objetivos:

  1. Mapear as práticas das pessoas para manter uma vida saudável e identificar suas principais dificuldades;
  2. Propor um site ou aplicativo que servirá como ponto principal de contato dos usuários com o serviço oferecido.

O objetivo do produto é se inserir no dia a dia das pessoas de forma suave e oferecer ajuda em tudo o que for possível.

O processo de design

Para a realização deste projeto, optamos pelo método Design Thinking, proposto pela Nielsen-Norman Group. A documentação foi baseada no livro The Elements of User Experience, escrito por Jesse Garrett James, com algumas adaptações.

O escopo do projeto

Com base no briefing, o objetivo deste projeto é desenvolver um Produto Mínimo Viável (MVP), que pode vir a ser uma solução completa para atender às necessidades dos usuários.

Para entender melhor a dimensão do escopo do projeto, iniciamos a etapa de Pesquisa em Experiência, ou UX Research, a fim de descobrir os problemas enfrentados pelos usuários.

Para organizar nosso conhecimento sobre o assunto e o que precisávamos descobrir, utilizamos uma Matriz de Certezas, Dúvidas e Suposições (CSD), baseada nas informações apresentadas no início deste artigo.

Isso nos ajuda a entender o grande problema de pesquisa que temos na nossa frente: descobrir o que as pessoas fazem para se manter saudáveis.

Para isso, usamos as pesquisas quantitativas e qualitativas. Além disso, a Matriz de Certezas, Dúvidas e Suposições (CSD) nos forneceu a base para elaborar as perguntas a serem feitas aos participantes das pesquisas.

Pesquisa quantitativa

Para entender melhor a situação, optamos pelo método de pesquisa survey, que consiste na aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Escolhemos esse método por ser o mais indicado para pesquisas exploratórias de mercado.

Nesta investigação, denominada Pesquisa SALUD, foram coletadas respostas de 150 participantes durante os dias 06 e 19 de outubro de 2022. Essa amostra apresenta uma margem de erro de 8% para um nível de confiança de 95%.

O questionário foi criado no Google Forms.

Para analisar as questões fechadas, utilizamos o método de Estatística Descritiva, por meio de planilhas eletrônicas, como o Google Planilhas. Já para as perguntas abertas, utilizamos o método de Diagrama de Afinidades. Vale ressaltar que as informações relacionadas a datas, como idades, são referentes ao dia 20 de outubro de 2022.

A seguir, é apresentado um infográfico com os principais resultados desta pesquisa.

Pesquisa qualitativa

Realizamos entrevistas estruturadas para compreender as motivações e dificuldades dos usuários. O roteiro utilizado foi planejado para mapear a empatia em cada etapa da jornada do usuário.

Nessa fase, contamos com a colaboração de 4 participantes, e realizamos as entrevistas de forma remota entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022, utilizando a plataforma Google Meet.

As sessões foram gravadas com a autorização dos participantes e, posteriormente, transcritas e analisadas por meio do método Diagrama de Afinidades.

Seguem abaixo as respostas dos participantes quando perguntados sobre o que fazem para se manterem saudáveis:

“Eu faço academia, né?! Dieta, né?! Pra hipertrofia. Tento realizar cinco refeições, né, durante o dia. Acredito que é isso.”

Homem, 23 anos — Minas Gerais.

“Então, caminhada, ciclismo, não com muita frequência, mas eu tento o máximo que eu posso.”

Mulher, (preferiu não dizer a idade) — São Paulo.

Importante: demais dados não podem ser revelados para respeitar a privacidade dos entrevistados.

Mapeamentos de experiência

Alguns dos aprendizados de pesquisa podem ser sintetizados na forma de Persona. Por isso, apresentamos a história da Ana Clara.

Podemos contar a história dela usando o framework Pixar Storytelling:

Era uma vez a Ana Clara, assistente administrativa, com 25 anos de idade. Moradora de Curitiba, ela é bastante dedicada e tem sua rotina dividida entre trabalho e cuidados domésticos.

Todos os dias, Ana Clara vai cedo para o trabalho. É uma rotina de escritório, na qual ela passa muitas horas por dia sentada na frente do computador.

Um certo dia, ela se olha no espelho e não gosta de sua aparência. Ana percebe que está enfrentando uma fase de baixa autoestima. Então, Ana decide que quer ser uma pessoa mais saudável. Quer beber mais água, praticar exercícios e cuidar ainda mais de sua alimentação. Isso tudo para perder peso e evitar complicações futuras.

Porém, sua rotina puxada de emprego atrapalha seus planos.

Por causa disso, decide começar na academia e a praticar ciclismo nos poucos horários livres que ela tem nos fins de semana. Ainda assim, Ana não se sente confortável com sua nova rotina.

Por causa disso, ela instala vários aplicativos de treino em casa e meditação, que também não ajudam a trazer os resultados que espera.

Até que finalmente, ela desinstala os apps por serem muitos e por achar eles pouco práticos.

Como visto, Ana não é mais uma pessoa sedentária. Mesmo assim, compartilha de umas das mais evidentes dificuldades das pessoas em tempos atuais. Falta tempo para buscar acompanhamento profissional adequado que se encaixe na agenda.

Isso resulta em alguns problemas ainda difíceis de se resolver, como a dificuldade em manter o peso ideal e o consumo ideal de água.

Ainda com base nos resultados de nossas pesquisas, descrevemos com mais detalhes todo o caminho percorrido. Então, a seguir. apresentamos o Mapa de Jornada de Usuário. Este mapa mostra como as pessoas fazem hoje, sem a nossa solução; e quais oportunidades podemos aproveitar.

Neste ponto, estamos muito próximos do final da etapa de Descoberta do Problema. Então, resumimos, de forma mais estratégica, esse contexto usando a ferramenta 5W1H, a seguir.

A declaração de problema

A correria de rotina causa problemas para pessoas que passam muitas horas por dia sentadas em frente ao computador.

Isso porque dificulta que as pessoas possam cuidar de seu corpo, sua alimentação e sua mente.

Isso é importante porque podemos oferecer solução para equilibrar a rotina entre trabalho e cuidados com o corpo.

Como poderíamos equilibrar a rotina corrida das pessoas?

Acreditamos que reunir em uma solução prática e completa fará as pessoas se sentirem mais bem dispostas. Por prática e completa, queremos dizer “algo que aborde corpo, mente, alimentação e acompanhamento profissional”.

Sabemos disso porque 26,7% das pessoas revelam não ter tempo para se cuidar, ao mesmo tempo que 20% diz não ter disposição ou motivação para se cuidar.

Saberemos que isso é verdade quando recebermos feedback sobre a praticidade da nossa solução.

Então, nosso próximo passo para descobrir como resolver essa situação é pensar a estratégia de negócio.

A estratégia de negócio

O aspecto estratégico é a base do sucesso de qualquer empreendimento.

Para bons resultados com produtos digitais, é preciso alinhar a estratégia do negócio com a experiência dos usuários. E assim temos a chamada Estratégia de UX ou UX Strategy.

A seguir, é apresentada nossa proposta de estratégia de negócio para este desafio.

A concorrência

Para conhecer a concorrência, realizamos uma pesquisa de Benchmarking.

Vários aplicativos direcionados ao acompanhamento da saúde foram analisados. Isso nos ajuda a perceber com clareza quais os elementos que queríamos abordar eram os mais utilizados.

Pode-se perceber um padrão de repetição nesses materiais: As ferramentas propostas pela equipe que não marcavam presença na maioria desses aplicativos.

Tem-se, portanto, várias áreas pouco exploradas no mercado. Aproveitar essas lacunas traz grande diferencial competitivo para o produto que estamos propondo. Por isso é importante investir neste projeto.

Percebemos que os aplicativos buscam focar em um cenário específico. Alguns puxados exclusivamente para dieta; e outros, para listas de exercícios com acompanhamento diário. Em geral, esses produtos não apresentam uma solução completa para ajudar as pessoas a manter uma vida saudável.

O objetivo do negócio

O objetivo do negócio é super simples: Ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável. Para isso, é importante facilitar o acesso de pessoas à profissionais, receitas, dietas, recursos de meditação e programas de treino.

O modelo de negócios

Para ampliar a dimensão das Propostas de Valor, idealizamos este Canvas de Modelo de Negócio.

Com isso, preparamos o Canvas de Proposta de Valor para ampliar o modelo de negócios

Valor e posicionamento

Para pessoas comuns que não têm tempo de se cuidar, oferecemos nosso produto que gera equilíbrio e praticidade em suas rotinas corridas para se cuidarem.

Diferentemente de nossos competidores, nosso produto reúne em um lugar só tudo o que a pessoa precisa para se manter saudável, mesmo na correria do dia-a-dia. Por isso, vale a pena investir nesse projeto.

Como medir resultados com o produto

Para medir os resultados, inicialmente vamos trabalhar com as seguintes a seguir:

Métricas de Funil — AARRR

  • Acquisition (Aquisição);
  • Ativation (Ativação/cadastro);
  • Retention (Retenção);
  • Revenue (Receita); e
  • Referral (Indicações);

Essas métricas englobam:

  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
  • Lifetime Value (LTV);
  • Churn Rate; e
  • Net Promote Score (NPS).

Agora, podemos pensar com mais profundidade a respeito do nosso produto.

A estrutura da solução

Até aqui, temos 2 grandes pontos para levar em consideração:

  • O escopo — a criação de um produto digital; e
  • O problema — a rotina corrida que impede as pessoas de serem saudáveis.

Com isso, nós conduzimos um workshop de várias sessões, para definir a estrutura da solução. Foi uma adaptação nossa do modelo Design Sprint, portanto, mais longo que o original.

Essa mudança de prazos permitiu que todos na equipe tivessem a oportunidade participar, com muito menos senso de urgência, mas sem medo de cometer erros. Isso proporcionou um ambiente seguro de aprendizagem do processo de design.

Nessas sessões, conduzimos algumas rodadas de brainstorming, para propor ideias de solução e de funcionalidade.

Já considerando priorização por custo-benefício, organizamos nossas ideias de funcionalidade nesta Matriz de Impacto Esforço, a seguir.

A Solução

Conectando as funcionalidades já priorizadas, apresentamos nossa proposta de solução na forma de Fluxo de Jornada Futura de Usuário.

A sequência de implementação

Com tudo já priorizado, chegou a hora de colocar a solução no papel, literalmente. Para isso, em uma das nossas sessões de workshop, conduzimos a dinâmica dos Crazy 8’s.

A ideia é representar o máximo de elementos do fluxo de solução proposto em apenas 8 telas. É super simples: 8 esboços de tela em 8 minutos.

Então, este foi o resultado em que os 3 integrantes da equipe chegaram:

Depois, dos esboços de baixa fidelidade, reunimos as ideias contidas nos esboços com a proposta de fluxo de solução.

Agora, em uma versão digital das telas, temos as representações de média fidelidade do produto final. A ferramenta para construção das telas a partir daqui foi o Figma. A seguir, o resultado:

O conteúdo do esqueleto

Chegamos a conclusão de que os textos do produto devem priorizar a estratégia de negócio. Portanto, o conteúdo do produto é escrito com copywriting. Isso apenas neste momento de MVP. Muitos dos textos, nesta ocasião, foram produzidos com ajuda da ferramenta Chat GPT, da OpenAI.

Para ter parâmetros de teste sobre o padrão de linguagem, desenvolvemos três variantes.

  • Mais formal. lógica e sofisticada;
  • Mais intermediária entre formalidade e informalidade; e
  • Mais informal e emotiva;

Com tudo definido, convidamos um grupo de 02 usuários para analisar e nos informar qual das variantes era de maior agrado.

Assim, concluímos que por maioria de votos a segunda opção era mais aceita e viável dentro do aplicativo de maneira que garantisse a maior facilidade de uso possível.

Entendemos que 02 pessoas não corresponde a um volume de pessoas conclusivo para mudanças significativas. Então, a priori, permanecemos com a decisão de usar copywriting no conteúdo do app. Novos testes podem ser realizados no futuro.

A alta fidelidade

Adicionamos e melhoramos os elementos visuais nas telas de média fidelidade, chegando à alta fidelidade.

Com isso, tem-se um produto com aparência mais harmônica e consistente.

Aqui, o resultado consistiu na construção de um total de 18 telas.

Buscamos deixar tudo bastante simples, intuitivo, prezando pela boa utilização das 10 Heurísticas de Nielsen.

Então, Neste link, é possível visualizar um protótipo funcional da aplicação.

Garantir a consistência visual

Preparamos o Guia de estilos para manter a consistência visual do produto à medida em que tanto o produto quanto a equipe crescem.

Tipografia

Roboto é uma tipografia muito usada em aplicativos como um todo. É uma webfont disponível no Google Fonts. Por ser comum, há grande possibilidade que ela proporcione maior velocidade no carregamento do app, depois de instalado. É uma fonte sem serifa, bastante geométrica e calma, que confere ao produto a ideia de equilíbrio, que é central na concepção deste projeto.

Cores

Para definir as cores, estabelecemos um tom escuro de azul como a marca do aplicativo. A intenção também é transmitir a sensação de equilíbrio e tranquilidade em meio à correria.

Ícones

Buscamos utilizar ícones que fossem de conhecimento geral do público. Isso também contribui para o cumprimento da 6ª Heurística de Nielsen — Reconhecer ao invés de memorizar.

A variedade nos tamanhos dos ícones proporciona bom uso de hierarquia e de padronização (4ª Heurística)

Também, o uso de ícones com cantos arredondados foi planejado para transmitir calma e equilíbrio. Este aspecto suave conversa com a estética leve e minimalista do aplicativo.

Elementos de formulário

Para seguir o padrão proposto, é perceptível o uso do azul escuro da marca, junto com os cantos suaves e arredondados. Isso também ajuda a reforçar os ideais da marca, de calmaria e tranquilidade.

A Marca

LivinLive é a marca criada para este produto. A proposta é proporcionar um contexto calmo, em meio ao caos do dia-a-dia, para que a pessoa possa reconstruir sua autoestima.

A intenção é reunir em um único produto tudo o que se precisa para ser saudável no cotidiano. Para isso, reunimos exercícios, ideias de receitas, facilitação de contato com profissional, entre outros.

A marca apresenta em seu nome a ideia do que seria “viver a vida”. Tal proposta foi pensada em todos os demais aspectos visuais do logo, como o símbolo.

Validação da solução

Para o teste de usabilidade, reunimos um grupo de pessoas entre jovens e adultos para testarem o protótipo de alta fidelidade.

A proposta foi o cumprimento de uma lista de tarefas previamente planejadas pela equipe.

O teste foi realizado pelo próprio Figma, sendo assistida em tempo real por um dos membros. Quaisquer dificuldades e dúvidas eram anotados para explanação em reuniões seguintes

A avaliação do produto foi feita com o Questionário System Usability Scale (SUS). Este método gera um número entre 0 e 100 que indica o quão fácil é usar o sistema. Um resultado maior ou igual a 68 indica que o sistema é fácil de usar.

Participaram um total de 10 pessoas, entre 18 e 42 anos de idade, dos gêneros masculino e feminino. A aplicação dos testes foi feita entre 19 e 27 de março de 2023.

As tarefas do teste

Foram definidas 02 tarefas base para o teste:

  • Conseguir visualizar exercícios para mente e corpo; e
  • Conseguir conversar com profissional, contratado ou não, via video-chamada.

Com isso, nós examinamos a consecução de uma tarefa principal e de uma secundária. Isso ajuda a garantir a boa usabilidade do produto.

O resultado do teste

A média aritmética dos resultados do Questionário SUS revelou a nota 80 para o aplicativo. Isso significa que o sistema é fácil de usar.

Durante a execução dos testes, uma das pessoas comentou que achou, tanto a ideia do produto quanto o produto em si, bastante prático. Isso confirma nossa expectativa com o produto, que foi declarada ao final da etapa 1. O escopo do projeto. Portanto, agora nós sabemos que nossa solução pode tornar as pessoas mais bem dispostas para cuidar da saúde.

E após a aplicação dos exames, os feedback coletados pelos membros da equipe foram usados na melhoria do protótipo. Novos testes na nova versão não foram realizados até o momento.

Considerações

Nos dias de hoje, com tamanha falta de tempo e disposição para cuidar da saúde devido à correria, fica cada vez mais comum que indivíduos até mesmo que jovens, busquem atendimento de profissionais apenas quando sua saúde já está consideravelmente comprometida.

Apesar de existir aplicativos que resolvam uma questão ou outra, resolvemos pensar em um que englobasse todos os aspectos do que seria uma vida saudável. Assim, os resultados de nossas pesquisas e o produto que projetamos pode contribuir com a melhoria de saúde e autoestima dos usuários. Tudo isso, respeitando a limitação de tempo do cotidiano.

Com fácil acesso a receitas saudáveis, planos de exercícios e contato direto com profissionais qualificados, fica muito mais viável contatar um médico ou realizar o encaixe de novos hábitos em intervalos de tempos disponíveis no dia a dia.

Agradecimentos

Agradecemos grandemente a toda a equipe de colaboradores do programa UX Unicórnio, em especial ao professor Leandro Rezende, — por nos entregar o conhecimento necessário para desenvolver esse projeto com sucesso — e aos membros da equipe de suporte Rafael Frota e João Traini.

Também deixamos nosso Muito Obrigado a todos os voluntários que participaram das pesquisas.

Sem vocês todos, este projeto não seria possível.

Passos futuros

Reforçando as decisões tomadas no Roadmap do projeto, nossos passos futuros são:

  • Realização de pesquisa com profissionais de saúde
  • Pesquisar os profissionais e adequar a solução que foi proposta aqui para a necessidades deles também, observando possíveis aspectos regulatórios;
  • Handoff
  • Desenvolvimento
  • Publicação
  • Acompanhamento mais forte das métricas de funil e de usuário

Conheça a equipe:

Entre em contato pelo LinkedIn:

Este projeto em números:

Certificados

CONTATO

Email
jacquemilke@gmail.com

Telefone
+55 47 99114-1984

Localização
Blumenau/SC

SOBRE MIM

Olá, sou uma profissional criativa e apaixonada por design, com experiência em design gráfico na área de Publicidade e Propaganda.

Tenho a capacidade de criar wireframes, protótipos, testes de usabilidade e interfaces para diversos tipos de dispositivos. Além disso, também tenho uma sólida compreensão em princípios de design, como tipografia, cor, layout, hierarquia visual e acessibilidade.